Olá Minha Gente, vários pontos do texto me chamaram atenção, mas acho desnecessário ficar citando-os porque as colegas já os citaram, ,mas vou deixar minha contribuição.
Nosso papel como educadores tem o objetivo de qualificar a vida do educando não apenas os induzindo a decorar informações sem as entender e sim provocando-os e convidando-os a fazerem parte da sua educação relacionando o que aprendem com seus conhecimentos, sendo autores da sua educação.
É de suma importância, o saber popular que os sujeitos já possuem, como ponto de partida para iniciar um processo de aprendizagem a partir desses saberes, e isso se tornará importante para o educando pois estaremos fazendo ele sentir que também tem algo a compartilhar, isso aumenta a estima pessoal.
Eu acredito que os professores tem a missão de fazer com que o aluno deseje aprender algo, é um desafio, mas temos que ter olhar aguçado para perceber as necessidades dos educandos, daí a importância de conhecer aluno/escola/família/entorno, e o modo como esse aluno vive e se relaciona nesses lugares.
Com relação as linguagens, pra mim é algo novo e muito interessante, quero estudar mais a respeito para poder reconhecê-las , valorizar e compreender.
Outra coisa que me chamou atenção é a diferença entre língua (conjunto de regras e palavras que se combinam) e linguagem(um meio sistemático de expressões, ideias e sentimentos, com uso de marcas, sinais e gestos), é bem definida.
Então, também muito interessante que até a forma de a criança brincar, em um ato de prazer, acontecendo como algo desinteressado gera emoções e aprendizados muito importantes na criança. Pude perceber que o desenvolvimento do lado lúdico proporciona desenvolvimento do potencial de criatividade da criança , relacionando com suas relações pessoais, o aprendizado acontece sem mesmo ser percebido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário