26 de fev. de 2013



Realidade Como Realidade Humana


A realidade como realidade humana se dá onde  há sujeitos envolvidos.
Nossas próprias formas de pensar por horas, reduzem a dimensão da realidade  a dimensão das nossas ideias, e outras horas, excluem  os sujeitos do fazer social,  ou reduzem o papel do ser humano a grupos privilegiados.
Essa exclusão do sujeito facilita  a neutralização, a  atuação humana subtrai-se, e perde-se o elemento principal de Freire.
Segundo Freire em Extensão ou Comunicação?, a invasão cultural se dá no momento que o sujeito se envolve no mundo e cria possibilidades  a partir de sua criatividade.
A realidade concreta então é mais que os dados é a percepção do indivíduo também, é o modo como ele percebe o mundo a sua volta.
Freire afirma que as pessoas jamais devem ser reduzidos a objetos por serem sujeitos dos fatos, onde se aperfeiçoam juntos através da problematização crítica das relações.
Fiquei pensando, na  aula presencial nossa tutora Alessandra nos apresentou alguns tópicos sobre  a realidade como realidade humana, esse texto que nos foi proposto de José Fernando Kieling, um texto bem rebuscado e de difícil desmistificação, com o mesmo título.
Ao longo de nosso curso iremos perceber essa realidade humana onde teremos os fatos e faremos a síntese do que percebemos.
Ai estarão presentes os sujeitos, que irão promover os fatos, através deles iremos conhecer a verdade concreta e também o modo como ele vê o mundo a sua volta, só aí depois de tomarmos conhecimento de tudo, faremos uma síntese de nossas percepções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário